/
 
Lisboa
Edifício Ramazzotti
Av. do Forte, Nº 6 - Piso 2
2790-072 Carnaxide
e-mail: dci@cesce.pt

Porto
Av. Sidónio Pais, 379
4100-468 Porto
e-mail: dci@cesce.pt

Contactos:
Tel: +351 21 302 55 00
Fax: +351 21 302 55 10

"Segurança Empresarial"

O Director de Desenvolvimento de Negócio da Unidade de Negócios de Segurança da CESCE SI, Eduardo Lopez, respondeu a três questões colocadas pelo Jornal 'ComputerWorld', para uma edição especial sobre Segurança Empresarial que este meio publicou em Abril. Leia aqui, na íntegra, as respostas e visão da CESCE SI :


ComputerWorld: Quais são hoje os maiores desafios de segurança de infra-estruturas de sistemas de informação, nas empresas portuguesas?

Eduardo Lopez: As empresas portuguesas, como praticamente todas as organizações a nível europeu, enfrentam um triplo desafio em aspectos de segurança. Em primeiro lugar, há um desafio tecnológico porque as ameaças de cibersegurança estão a evoluir e as tecnologia têm de evoluir também para responder às novas metodologias e técnicas de ataque. Isto leva-nos ao desafio seguinte, que é a nível económico e na prioritização dos investimentos necessários para garantir que os serviços de segurança se mantêm no nível adequado. Em último lugar, existe o desafio mais importante e o que condiciona todos os anteriores, e que tem que ver com a própria organização do serviço e da capacidade para os gerir de forma adequada. Sem uma gestão adequada, os investimentos e as tecnologias podem mostrar-se inúteis em muito pouco tempo.

CW: A autenticação por dois factores ainda é uma solução de segurança e controlo fiável?

EL: A autenticação de dois factores é uma boa prática que é recomendada, mas há também que ter em conta outros aspectos, como por exemplo a capacidade dos ataques de malware, Man in the Middle, ou as mensagens SMS. Felizmente, os dispositivos móveis (smartphones, tablets, phablets), permitem que consigamos oferecer soluções mais depuradas, polivalentes e simples de utilizar em termos de autenticação, como a capacidade de verificar as transações, evitando ações de malware.

CW: Que tendências estão a prevalecer no mercado português?

EL: O que verificamos actualmente no mercado português, é que há um interesse especial a nível de aspectos tecnológicos, no entanto, não é dada toda a atenção devida em termos de prioritização de investimentos, em que aqui deveriam ser tidos em conta os Serviços profissionais de Diagnóstico de Segurança, e os aspectos de gestão do serviço de segurança, onde o standard ISO 27000 ganha a sua importância: sem pensar que todas as empresas tenham de ser certificadas, é muito interessante poder contar com os mecanismos de gestão que afetam os processos e ativos mais críticos da empresa.

Dossier especial do Jornal 'ComputerWorld' publicado em Abril 2013 >> ver aqui





voltar 
Informação Corporativa CESCE SI

A CESCE SI é uma companhia especialista no desenvolvimento de soluções tecnológicas para infra-estruturas de armazenamento e de segurança, serviços de gestão e consultoria. Com mais de 25 anos de existência, a CESCE SI tem mais de 200 clientes em Portugal e em diversos países de Língua Portuguesa, nos mais relevantes segmentos de mercado, como financeiro, segurador, telecomunicações, distribuição, indústria e administração pública.

A CESCE SI está integrada no Grupo SIA, conta em Portugal com uma equipa de 55 pessoas, e está localizada em Lisboa e no Porto.

Para mais informações, visite o nosso site em: www.cesce.pt

Ccontacto:
Departamento de Comunicação e Imagem
CESCE, Soluções Informáticas, S.A.
dci@cesce.pt
Tel. +351 21 302 55 00
Fax. +351 21 302 55 10
® CESCE, Soluções Informáticas S.A. | Suporte Técnico