www.cesce.pt
 


A tecnologia WAFS permite superar as clássicas barreiras face às limitações de largura de banda, o impacto da latência e os problemas de fiabilidade das redes partilhadas. A tecnologia WAFS adiciona gestão centralizada, melhora a produtividade, garante a integridade dos dados e reduz os custos globais de armazenamento.


Permite ainda às empresas a centralização de serviços de armazenamento mediante a optimização das comunicações entre escritórios remotos. Estas técnicas incluem cache dos dados, optimização de protocolo e técnicas de compressão dos dados que são enviados para a WAN. Desta forma, são resolvidos os problemas de largura de banda e latência associados aos protocolos de partilha de ficheiros tradicionais CIFS (Common Internet File System) e NFS (Network File System), que podem tornar mais lento o acesso aos dados através da rede.

Os WAFS solucionam diversas problemáticas, como é o caso da administração de escritórios remotos, permitindo ao administrador central a gestão de 100% do armazenamento corporativo, arquivo local e remoto.

Esta tecnologia utiliza um modelo baseado num servidor centralizado que envia dados para o servidor de cada área, optimizando assim o rendimento da comunicação. Desta forma as aplicações podem chegar a oferecer tempos de resposta semelhantes aos obtidos em redes locais mas utilizando redes WAN.

A tecnologia WAFS da CESCE SI pode incluir características de segurança como cifrar a informação, serviços de antivírus e integração com serviços de directórios para gestão e autenticação de utilizadores.

Benefícios da tecnologia WAFS
Os principais benefícios ao optar por uma infra-estrutura baseada nos Wide Area File Services podem resumir-se em:

• Redução drástica da infra-estrutura de TI nas áreas remotas e consolidação dos serviços no CPD, eliminando a necessidade de servidores de ficheiros nos departamentos remotos.

• Tempos de acesso semelhantes aos locais, inclusivamente para utilizadores remotos, através da optimização do rendimento das comunicações.

• Incremento da produtividade dos departamentos de TI, através da automatização de tarefas e partilha de ficheiros a nível global.

• Benefícios derivados da consolidação dos serviços de informação:

   — Simplificação da infra-estrutura de TI.
   — Gestão da informação de forma centralizada.
   —Redução do investimento e do TCO.
   —Melhor protecção da informação, com a implementação de estratégias de            recuperação e cumprimento de normas

 

 

dci@cesce.pt